Pudim de Chá Verde

Autor: Gualter Rainha - Cozinha de Sentidos

Categoria: Sobremesa

Tempo de confeção: 2 horas

Dificuldade: Fácil

Porção p/: 10 pessoas


Nos Açores, quando falamos em chá verde, salta-nos ao pensamento as produções do chá da Gorreana. Campos com labirintos verdes esculpidos, que possuem a única produção de chá na Europa, tornam este cenário perfeito para uma paragem e degustação de iguarias resultantes deste produto tão especial.

A receita que partilho, é igualmente especial. Além de ser uma adaptação vegana à receita típica Açoriana de chá verde, tem a mais valia de não ter lactose, ovos ou glúten, e desta forma possibilita que mais pessoas a possam experimentar no caso de restrições alimentares.

O resultado é um pudim leve e fresco, com um travo levemente amargo do caramelo e do chá, com a doce fragrância da baunilha.

Inspire-se com esta receita, com os nossos produtos e paisagens!

Ingredientes

Modo de Preparação

1- Comece por fazer a infusão, junte o chá verde à bebida de soja bem quente, envolva, e deixe repousar enquanto arrefece. Depois de frio coe para remover as folhas de chá da infusão.

2- Leve os 150 g de açúcar a caramelizar em lume médio a baixo até que derreta e fique dourado. Pode fazer este processo diretamente na forma do pudim, ou num tacho, o importante é ter a forma do pudim totalmente caramelizada nas laterais.

3- Prepare a base do pudim. À infusão de chá verde e bebida de soja acrescente o açúcar, a curcuma, a manteiga e o sal, a baunilha e o amido de milho, e envolva tudo muito bem até que o amido de milho se dissolva por completo. Leve a base do pudim a cozinhar num tacho em fogo médio a baixo até engrossar. Deve deixar o resultado de creme borbulhar durante pelo menos 2 minutos.

4- Verta o creme para a forma que caramelizou anteriormente e deixe arrefecer um pouco. Depois leve ao frigorifico de um dia para o outro, antes de desenformar.

5- Para desenformar, basta inverter o pudim para um prato adequado onde caiba, e deliciar-se com este pudim fresquinho.


Autor: Gualter Rainha

Visite o blog Cozinha de Sentidos

Instagram - Facebook

Compre aqui e faça a receita


Também vai gostar