Pudim de Chá Verde
Autor: Gualter Rainha - Cozinha de Sentidos
Categoria: Sobremesa
Tempo de confeção: 2 horas
Dificuldade: Fácil
Porção p/: 10 pessoas


Nos Açores, quando falamos em chá verde, salta-nos ao pensamento as produções do chá da Gorreana. Campos com labirintos verdes esculpidos, que possuem a única produção de chá na Europa, tornam este cenário perfeito para uma paragem e degustação de iguarias resultantes deste produto tão especial.
A receita que partilho, é igualmente especial. Além de ser uma adaptação vegana à receita típica Açoriana de chá verde, tem a mais valia de não ter lactose, ovos ou glúten, e desta forma possibilita que mais pessoas a possam experimentar no caso de restrições alimentares.
O resultado é um pudim leve e fresco, com um travo levemente amargo do caramelo e do chá, com a doce fragrância da baunilha.
Inspire-se com esta receita, com os nossos produtos e paisagens!
Ingredientes
1 litro de bebida de soja sem adição de açúcares
150 g de açúcar para caramelizar a forma
2 colheres de sopa de creme vegetal
3 colheres de sopa de chá verde folha solta
1 colher de sobremesa essência ou extrato de baunilha
Modo de Preparação
1- Comece por fazer a infusão, junte o chá verde à bebida de soja bem quente, envolva, e deixe repousar enquanto arrefece. Depois de frio coe para remover as folhas de chá da infusão.
2- Leve os 150 g de açúcar a caramelizar em lume médio a baixo até que derreta e fique dourado. Pode fazer este processo diretamente na forma do pudim, ou num tacho, o importante é ter a forma do pudim totalmente caramelizada nas laterais.
3- Prepare a base do pudim. À infusão de chá verde e bebida de soja acrescente o açúcar, a curcuma, a manteiga e o sal, a baunilha e o amido de milho, e envolva tudo muito bem até que o amido de milho se dissolva por completo. Leve a base do pudim a cozinhar num tacho em fogo médio a baixo até engrossar. Deve deixar o resultado de creme borbulhar durante pelo menos 2 minutos.
4- Verta o creme para a forma que caramelizou anteriormente e deixe arrefecer um pouco. Depois leve ao frigorifico de um dia para o outro, antes de desenformar.
5- Para desenformar, basta inverter o pudim para um prato adequado onde caiba, e deliciar-se com este pudim fresquinho.

