Biscoitos de Orelha de Santa Maria:

São uma iguaria típica da ilha de Santa Maria, que faz parte do arquipélago dos Açores, em Portugal. Acredita-se que a receita tenha sido trazida para a ilha por freiras dos conventos portugueses durante os séculos passados.

São feitos com ingredientes simples e muito amor, tornando-se uma iguaria popular e apreciada tanto por locais como por turistas.

Bicoitos de OrelhaBicoitos de Orelha

Do ponto de vista histórico e geográfico, a produção do biscoito de orelha circunscreve-se à ilha de Santa Maria, constituindo um produto de referência da gastronomia mariense.

Este biscoito era presença habitual nos lares marienses, nas ocasiões festivas, como por exemplo na matança do porco, casamentos, festividades do Espírito Santo e pelo Natal, ocasião pela qual era tradição os padrinhos oferecerem aos afilhados um biscoito de orelha, de formato genuíno, mas com a particularidade de apresentar uma dimensão muito maior do que a habitual.

O nome "Biscoitos de Orelha" deriva da sua forma peculiar e característica, que se assemelha a uma orelha.

A moldagem do Biscoito de Orelha de Santa Maria é exclusivamente manual e que requer grande destreza, particularmente no enrolar da massa sobre os dedos da mão esquerda e no corte das orelhas, para lhe conferir o formato triangular, original e característico, que só as exímias doceiras de Santa Maria conseguem fazer.

Como fazer Biscoitos de Orelha de Santa Maria

Ingredientes

Preparação

1- Para começar, retire duas ou três colheres do fermento utilizado na preparação do pão de trigo. Em seguida, adicione um pouco de farinha e água morna, misture bem e deixe levedar. Recomenda-se fazer isto na véspera.

2- Assim que a mistura estiver levedada, junte todos os ingredientes: a farinha, os ovos, a banha, o açúcar e a manteiga, formando uma massa homogénea. Molde a massa em bolas e cubra com um pano previamente polvilhado com farinha para evitar que colem.

3- Feito isso, quando as bolas estiverem levedadas, é necessário trabalhar a massa até atingir o ponto ideal. Depois de trabalhada, enrole a massa numa tira grande e corte em pequenos pedaços.

4- Com os pequenos pedaços cortados, é hora de iniciar o processo de elaboração dos Biscoitos de Orelha. Use os dedos para achatar as tiras feitas com os pedaços. Agora preste muita atenção: dê quatro voltas nesta tira com os dois dedos da mão, e ao final da quarta volta retire o biscoito sem desenrolar, deixando-o fechado com três pontas. É nestas três pontas que se cortam as orelhas.

5- Por fim, unte as assadeiras e leve ao forno bem quente. Após assados, finalize o processo até que fiquem secos. Os Biscoitos de Orelha já estão prontos para serem servidos. Aproveite!


Compre aqui os produtos desta Receita



Veja também