História da Massa Sovada dos Açores:

A Massa Sovada é um pão doce tradicional dos Açores, que remonta a séculos de história e tradição nas ilhas portuguesas. O nome "Sovada" deriva do termo "sovar", que significa amassar a massa vigorosamente. Este processo é essencial para criar uma textura macia e leve, que é uma das características distintivas deste pão açoriano.

Acredita-se que a Massa Sovada tenha sido introduzida nos Açores pelos colonos portugueses durante a época dos Descobrimentos. Com o passar do tempo, a receita foi sendo adaptada e enriquecida com ingredientes locais, como o leite, a manteiga e os ovos, resultando em uma iguaria única que conquistou o coração dos açorianos e de todos que provam essa delícia.


Como fazer Massa Sovada dos Açores

Ingredientes

Preparação

No dia Anterior

Para preparar a massa, é necessário preparar o fermento no dia anterior. Cozinhe a batata com a pele e, em seguida, retire a casca e amasse até obter um puré. Misture o puré com um ovo batido, açúcar e fermento padeiro previamente diluído em água morna.

Adicione a farinha gradualmente até alcançar uma consistência média. Cubra a massa e deixe levedar durante toda a noite

 

Confeção da Massa Sovada

No dia seguinte, de manhã, coloque a farinha peneirada e o açúcar em um recipiente. Faça um buraco no centro e adicione os ovos batidos, misturando-os com a farinha.

Derreta a manteiga (sem deixar ferver) e acrescente à mistura. Em seguida, adicione também a massa de fermento preparada no dia anterior. Amasse vigorosamente a massa até que ela fique elástica e comece a formar bolhas, desprendendo-se das mãos.

Após a amassar bem, cubra o recipiente, abafando-o para permitir que a massa cresça por aproximadamente 10 minutos. Após esse período, sove a massa por cerca de 30 minutos.

Cubra novamente e sove mais uma vez antes de retirar a massa do recipiente.

 

Cozinhar a Massa Sovada

Agora que chegou a hora de assar a massa, pegue pequenos pedaços de massa do tamanho desejado, estique e dobre-os. Coloque-os sobre uma toalha polvilhada com farinha e deixe descansar por um curto período para que cresçam um pouco mais. Antes de levá-los ao forno, pincele-os com ovo batido para dar um brilho dourado.

Em seguida, coloque-os no forno pré-aquecido a 180°C para assar.

 

Agora, com a história e a receita da Massa Sovada dos Açores, poderá experimentar este pão doce tradicional. Aprecie os sabores autênticos e o aroma inconfundível desta iguaria açoriana que une gerações e é uma verdadeira manifestação da tradição dos Açores. Bom proveito!


Também vai gostar