Fofas da Povoação

As Fofas da Povoação são um doce típico da Vila da Povoação, na Ilha de São Miguel. As Fofas da Povoação possuem uma massa muito parecida com as do éclair, a sua massa leva erva-doce e é recheada com baunilha ou limão e muita manteiga, recebendo ainda, um cordão de chocolate para dar um toque especial por cima. Este doce pode ser encontrado na maioria dos cafés de Povoação.


Como fazer fofas da Povoação

Ingredientes

1 colher de chá de sal;
125 g de manteiga;
15 ovos;
2 colheres de sopa de açúcar;
2 colheres de sopa de sementes de funcho (erva-doce);
500 ml de água e leite;
500 g farinha;
Creme de baunilha ou creme de limão (opcional).

Preparação e Confecção

1 - Num tacho acrescente a água, o leite, o sal, as sementes de erva-doce, a manteiga e o açúcar. Leve ao lume até levantar fervura. Depois acrescente a farinha peneirada ao restante dos ingredientes. Vá mexendo a massa ainda ao lume até que se desprenda do tacho.

2 - Quando a massa estiver pronta deixe-a arrefecer e acrescente os ovos separadamente, mexendo sempre após inserir cada ovo. Mexe-a bem até todos os ovos serem bem absorvidos e até que a massa tenha a consistência de um merengue encorpado.

3 - Unte um tabuleiro e polvilhe-o. A seguir coloque os montinhos do doce e leve a cozer em forno quente – aproximadamente 220º C.

4 - Quando as fofas estiverem douradas, tire-as do forno e recheie-as com o creme de baunilha ou limão e acrescente a trança de chocolate para dar o detalhe final.


Veja também

  • Biscoitos de Orelha de Santa Maria
    Biscoitos de Orelha de Santa Maria
    Os Biscoitos de Orelha de Santa Maria são feitos manualmente, e requerem destreza do seu criador na hora de enrolar a massa sobre os dedos da mão esquerda e no corte das orelhas, para lhe proporcionar o formato triangular, original e característico, típico e exclusivo das doceiras da Ilha de Santa Maria.
    Continuar a ler
  • Malassadas
    Malassadas
    Comparados aos conhecidos sonhos, esta iguaria composta por massa fofa, com farinha, ovos e açúcar são simplesmente deliciosas e vale a pena experimentar.
    Continuar a ler
  • Bolos Lêvedos
    Bolos Lêvedos
    A sua origem está relacionada com a presença dos primeiros colonos desta localidade micaelense, constituindo – na altura – a sua base de alimentação.
    Continuar a ler