História das Queijadas da Graciosa:

As Queijadas da Graciosa são uma especialidade açoriana que tem raízes profundas na ilha da Graciosa, um dos tesouros naturais do arquipélago dos Açores, Portugal. A história destes doces remonta a séculos atrás, quando a doçaria açoriana começou a ser influenciada pelas diversas culturas que visitavam o arquipélago.

Acredita-se que a receita das Queijadas da Graciosa tenha sido passada de geração em geração, guardada com carinho pelas famílias locais e pelas doceiras da região. Estes pequenos bolinhos, com uma textura suave e sabor delicado, tornaram-se um símbolo da doçaria tradicional da Graciosa e são frequentemente apreciados em ocasiões festivas e momentos especiais.


Como fazer Queijadas da Graciosa

Ingredientes

Preparação

1- Para preparar o recheio, que deve ser feito no dia anterior, coloque o leite e o açúcar em um tacho e deixe ferver em fogo médio por cerca de 2h30m, até que a mistura fique espessa e com uma cor acastanhada. Mexa o preparado lentamente algumas vezes enquanto cozinha. Após esse tempo, deixe o preparado arrefecer até ficar morno e, em seguida, adicione as gemas batidas e duas colheres de sopa de manteiga, bem como a canela. Leve novamente ao lume, mexendo sempre, até ferver. Em seguida, reserve o recheio no frigorífico.

2- Para preparar a massa, coloque a farinha em um recipiente e acrescente quatro colheres de chá de manteiga derretida, uma colher de sopa de açúcar e uma pitada de sal. Abra um buraco no centro e adicione os dois ovos. Amasse muito bem a massa e deixe-a repousar por um curto período. Em seguida, estenda a massa até ficar bem fina.

3- Unte as formas com manteiga e forre-as com a massa fina. Coloque um pouco de recheio dentro de cada forma e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus Celsius por aproximadamente 30 minutos. Após esse tempo, os bolos estarão prontos para serem saboreados. Bom apetite!

 

Agora, com a história e a receita das Queijadas da Graciosa, poderá experimentar esse tesouro gastronómico da Ilha Graciosa.

Delicie-se com os sabores únicos e autênticos dessa iguaria açoriana e mergulhe na tradição da doçaria da Ilha Graciosa. Bom proveito!


Também vai gostar