História das Espécies de São Jorge

As Espécies de São Jorge são uma iguaria doce tradicional da bela ilha de São Jorge, que faz parte do arquipélago dos Açores, em Portugal. A história deste doce remonta a tempos antigos, onde a doçaria açoriana era influenciada por várias culturas e ingredientes trazidos pelos navegadores que percorriam as rotas comerciais.

Acredita-se que a receita das Espécies de São Jorge tenha sido transmitida de geração em geração, passando de mães para filhas, e que tenha sido aprimorada ao longo dos séculos. Estes doces, com suas especiarias aromáticas e textura delicada, representam uma verdadeira herança gastronómica da ilha, repleta de sabores que encantam os sentidos e lembranças afetuosas.


Como fazer Espécies de São Jorge

Ingredientes

Preparação

Leve o açúcar ao lume com 200 ml de água e deixe ferver até fazer ponto de fio. Adicione o pão ralado com os demais ingredientes, mexa tudo e deixe cozer até a espécie ficar consistente. Aguarde que arrefeça e armazene de um dia para o outro.

Tendo a massa tenra já pronta e com uma carretilha em mãos, é preciso cortar a massa em tiras de 4 a 5 cm de largura e o comprimento da forma que melhor agradar. Agora, marca-se o meio da massa no sentido longitudinal e aplica-se pequenos golpes horizontais numa das metades.

De seguida, sobre a parte da massa inteira, coloca-se um rolinho de recheio da espécie, cobrindo então com a parte da massa cortada, para obter assim um rolo fechado e molhando as pontas da massa. Com estes rolinhos, faça a espécie na forma tradicional (ferradura) ou em formas diferentes (letras, meias-luas, argolas etc). No final, leve para cozer em forno médio.

As Especies de São Jorge são uma iguaria açoriana rica em sabores e tradição.

Com esta receita, poderás experimentar o sabor autêntico desta experiência deliciosa da cultura gastronómica de São Jorge. Aproveite!

 

Autor: Byaçores


Também vai gostar