Gelado de Chouriço Fumarola com Miolo de Chouriço Caramelizado

Autora: Sara Loureiro - Happylifeinthekitchen

Categoria: Sobremesa

Tempo de confeção:

35min + 12h (Congelador)

Dificuldade: Médio

Porção p/: 500ml


Ingredientes

Modo de Preparação

1- Coloque num tacho pequeno o leite e 200 ml das natas. Adicione 50g de chouriço, cortando o pedaço em 2 porções. Leve ao lume e após ferver deixe fervilhar 5 a 7 min, mexendo de vez em quando. Depois tape o tacho e deixe infundir 30 min. ou até ao dia seguinte no frigorífico.

2- Prepare o creme. Coe a infusão de leite, natas e chouriço. Retire o chouriço e reserve para utilizar em outra confeção.

3- Adicione ao preparado anterior o açúcar e leve ao lume até começar a ferver.

4- Junte, em fio, este preparado às gemas que previamente bate numa tigela. Mexa sempre para temperar as gemas. Coloque novamente o preparado no tacho e deixe cozinhar até engrossar ligeiramente, mexendo sempre. Retire e reserve até arrefecer.

5- Ao arrefecer adicione as restantes natas ligeiramente batidas. Envolva.

6- Leve à sorveteira cerca de 30 min. ou até obter a consistência pretendida. Ou leve ao frigorífico em taça de vidro, mexendo com a ajuda de um garfo de hora em hora para que o gelado não desenvolva cristais de gelo.

7- Para o miolo, corte o restante chouriço às rodelas finas. Leve ao lume em frigideira anti-aderente cerca de 10 min. até derreter parte da sua gordura. Passado esse tempo, descarte a gordura e envolva 3 clh. sopa de açúcar com o chouriço. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando para não queimar. Retire do lume quando o açúcar caramelizar as rodelas de chouriço (cerca de 7 a 10 min.). Deixe arrefecer e triture no processador ou com a ajuda de uma faca. Reserve em caixa hermética.

8- Sirva o gelado guarnecido com o miolo de chouriço e fio de mel. Em alternativa poderá envolver o miolo quando o gelado estiver prestes a solidificar.


Autora: Sara Loureiro

Visite o blog Happylifeinthekitchen

Instagram - Facebook

Compre aqui os produtos para esta Receita


Veja também