Bolo Lêvedo

O Bolo Lêvedo é uma iguaria típica e regional do Vale das Furnas, na Ilha de São Miguel, Açores. A sua descrição é tentadora, com sua textura redonda e não muito alta, e a combinação de ingredientes que inclui ovos, farinha, açúcar, manteiga, fermento, leite e sal. É uma delícia que atrai tanto os moradores locais quanto os visitantes. Se tiver a oportunidade de estar na região, não deixe de experimentar esse bolo tradicional. É uma experiência gastronômica única dos Açores!


A história

A história por trás do Bolo Lêvedo é fascinante, ligando-se à presença dos primeiros colonos na Ilha de São Miguel e constituindo uma parte fundamental da sua alimentação na época. Hoje em dia, tornou-se uma verdadeira referência culinária que atrai a curiosidade de milhares de turistas e é apreciada tanto pelos locais quanto pelos visitantes. A comparação de visitar as Furnas e não provar os famosos bolos lêvedos com ir a Roma e não ver o Papa destaca a importância desse doce na experiência gastronómica da região. É, sem dúvida, um dos sabores mais icónicos e tradicionais dos Açores e uma paragem obrigatória para quem visita São Miguel.

É fascinante ver como o Bolo Lêvedo evoluiu e se adaptou ao longo do tempo, tornando-se não apenas um doce tradicional, mas também uma base para hambúrgueres e uma iguaria com manteiga, queijo e fiambre, conhecida como Bolo Lêvedo misto. A ideia de prensá-lo para realçar o seu sabor é uma abordagem criativa.

É interessante saber que nas Furnas você pode encontrar as duas maiores produtoras deste doce, Maria da Glória Moniz e Rosa Quental. Além disso, é ótimo saber que o Bolo Lêvedo está amplamente disponível nas superfícies comerciais locais devido à sua crescente procura, com várias padarias produzindo e comercializando essa iguaria.

Se tem saudades do Bolo Lêvedo ou deseja experimentar a fazer em casa, agradecemos por partilhar a receita completa. É uma excelente maneira de apreciar essa delícia açoriana onde quer que esteja.

Como fazer Bolos Lêvedos

Ingredientes

500g Farinha tipo 65 sem fermento;

125 g Açúcar

125 g Manteiga

15 g Fermento fresco de padeiro

200 ml Leite gordo morno

2 Ovos

1 colher de chá de Sal

Preparação

1- Coloque a farinha em um recipiente e faça um pequeno buraco no centro.

2- No centro da farinha, adicione o leite, os ovos, o açúcar, a manteiga e o fermento.

3- Misture tudo com uma colher de pau até formar a massa.

4- Em seguida, adicione o sal e misture bem com as mãos.

5- Retire a massa do recipiente e amasse-a muito bem até que fique homogênea.

6- Após amassar a massa, forme uma bola e polvilhe com farinha. Coloque-a em um recipiente e deixe-a descansar para levedar. Isso deve acontecer em um local tépido, por cerca de uma a duas horas, ou até que a massa dobre de tamanho.

7- Depois que a massa tiver levedado adequadamente, forme pequenas bolas do tamanho desejado (como uma laranja, por exemplo) e coloque-as em um pano de cozinha polvilhado com farinha. Deixe um pequeno espaço entre as bolas de massa.

8- Polvilhe novamente todas as bolas de massa com farinha e coloque um pano por cima delas.

9- Deixe as bolas de massa descansarem por mais uma a duas horas para que dobrem de tamanho.

Confeção

1- Aqueça a frigideira em fogo baixo.

2- Pegue uma das bolas de massa que foram previamente formadas, achate-a com a ajuda de um prato ou com as mãos até que tenha cerca de 1 a 2 centímetros de espessura.

3- Coloque o bolo lêvedo na frigideira aquecida.

4- Cozinhe-o em fogo baixo até que fique dourado e inchado. Isso pode levar alguns minutos de cada lado, então, fique de olho para evitar que queime.

5- Vire o bolo lêvedo para cozinhar o outro lado até que também esteja dourado e com uma textura levemente crocante por fora.

6- Repita o processo com as outras bolas de massa, cozinhando cada uma na frigideira até que estejam douradas dos dois lados.

7- Retire os bolos lêvedos da frigideira e deixe-os esfriar um pouco antes de saboreá-los.


Também vai gostar