FAQS

Perguntas Frequentes


1- O que é o N9V?

 O N9V é um Marketplace que tem como missão facilitar o acesso de todos os açorianos a uma vasta gama de produtos e serviços, e as empresas dos Açores a diferentes geografias com eficiência e simplicidade.

2- O que é um Marketplace?

Um Marketplace é uma plataforma online que possibilita a aquisição de produtos e serviços e que reúne os fornecedores ou lojistas e os seus clientes. Uma vez que é uma plataforma que reúne vários fornecedores/lojistas poderá encontrar várias ofertas para o mesmo produto, sendo a decisão final sempre sua.

3- Sobre comprar no N9V
3.1. Tenho que me registar para comprar no N9V?

Se quiser usufruir do N9V de forma totalmente completa, deverá efetuar o seu registo para podermos mostrar-lhe todos os artigos disponíveis para a localidade onde pretende receber/levantar a sua encomenda e para adicionar artigos no seu carrinho. Deste modo conseguimos

3.2. Como posso efetuar uma compra no N9V?

Após proceder ao registo da sua conta poderá começar a adicionar artigos que pretende ao seu carrinho. Assim que pretender finalizar a sua compra, basta clicar no ícone do carrinho no topo superior direito e escolher a opção “Finalizar Encomenda”. A partir dai deverá seguir todos os passos indicados. Poderá também escolher o tipo de entrega para cada artigo e o local e horário de entrega ou recolha.

3.3. Posso guardar artigos para comprar mais tarde?

Sim! Pode adicionar artigos na sua “Lista de Favoritos” e decidir quando proceder à compra dos mesmos. Estes artigos ficam guardados na “Lista de Favoritos” até os remover ou até proceder à compra do artigo. Para o fazer, basta carregar no botão “Estrela” nos produtos que quiser guardar. Assim que a “Estrela” ficar com a cor preenchida, quer dizer que esse produto está guardado na sua “Lista de Favoritos”. Para aceder à sua “Lista de Favoritos” deve carregar na “Estrela” no canto superior direito do seu ecrã.

3.4. Como associo o meu número de contribuinte?

Pode facultar o número de contribuinte ao fazer o seu registo de usuário. Poderá também alterar o número de contribuinte através das definições do seu perfil e/ou ao finalizar a encomenda no site (Check-Out).

3.5. Como é possível garantir que o artigo que seleciono está disponível?

Ao fazer o seu registo, o site irá ter em conta a localização de entrega que nos facultou para apresentar um catálogo de artigos que estão disponíveis pelos lojistas para envio ou para recolha na sua localização. Caso o artigo selecionado se encontre em rotura, será contactado consoante a política substituições do lojista associado ao artigo da sua encomenda.

3.6. Estou a verificar que o mesmo artigo apresenta vários preços diferentes, como é possível?

O objetivo de um Marketplace é fazer com que o cliente tenha liberdade de escolha consoante a sua preferência. Assim, o mesmo produto pode ser vendido por vários lojistas diferentes. O preço que vê em primeiro plano será o valor da oferta do lojista que oferecer o preço mais baixo para determinado produto, desde que o produto seja novo e não recondicionado. Se desejar consultar as outras ofertas poderá o fazer ao clicar em “mostrar outras ofertas”!

3.7. Quais são as diferenças entre as ofertas de cada lojista?

Se o mesmo artigo for vendido por mais do que um lojista, este poderá ter ofertas com preços e promoções diferentes. A diferença nestas ofertas, para além do preço, poderá se verificar na disponibilidade de envio para certas localizações, na preparação da encomenda e no prazo de entrega do artigo na sua localização. Deste modo poderá escolher a oferta mais adequada á sua necessidade.

3.8. O artigo que pretendo encontra-se esgotado, irão voltar a disponibilizar?

Se encontrar algum artigo indicado como "esgotado" muito provavelmente o stock deste artigo será reposto brevemente. Por norma excluímos os artigos descontinuados do nosso site de modo a facilitar a sua experiencia como utilizador.

3.9. Onde posso encontrar informações adicionais de um determinado produto?

Ao clicar no artigo que pretende obter informação, será direcionado para uma página onde poderá encontrar toda a informação detalhada relativa ao artigo. Poderá ainda ter informações quanto aos tamanhos e cores disponíveis para o artigo selecionado.

3.10. É possível comprar artigos usados no N9V?

Todos os produtos que disponibilizamos no N9V são novos ou recondicionados. Caso receba um produto que não respeite estas condições deve contactar a equipa de Apoio em geral@n9v.pt ou 296296296

3.11. Os preços praticados incluem taxas e impostos?

Todos os nossos preços disponíveis são Preços de Venda ao Público, pelo que já incluem todo o tipo de taxas e impostos.

3.12. É possível comprar bebidas alcoólicas no N9V?

Sim. Caso tenha algum artigo com restrições de venda quanto à idade, iremos verificar se o cliente é maior de idade para poder proceder com normalidade.

3.13. Posso fazer uma encomenda para oferecer como presente?

No N9V é possível oferecer um ou mais artigos à distancia do clique. Para isto basta selecionar a opção “Isto é para oferecer” na fase do CheckOut da sua encomenda. Poderá inclusive selecionar quais dos artigos da sua encomenda pretende oferecer. Seguidamente terá de facultar-nos com os dados necessários para podermos dar seguimento á preparação e envio dos artigos destinados á oferta.

3.14. Onde posso consultar um Guia de Tamanhos de vestuário?

Guias de Tamanho e Tabelas de Medidas de Mulher - clique aqui

Guias de Tamanho e Tabelas de Medidas de Homem - clique aqui

Guias de Tamanho e Tabelas de Medidas de Criança - clique aqui

Guias de Tamanho e Tabelas de Medidas de Calçado - clique aqui


Lembramos que os tamanhos podem variar conforme a Marca do artigo que escolheu. Nessas situações, faremos o possível para recuperar o acesso com a maior brevidade possível. Caso continue com problemas no acesso, por favor entre em contato com a Linha de Apoio para obter ajuda adicional.


4- Conta Pessoal
4.1. Como criar uma conta no N9V?

Para criar uma conta pessoal no N9V deverá clicar na opção “Iniciar Sessão” localizada na parte superior direita da nossa página e selecionar a opção “Criar Conta”. Deverá seguir todos os passos indicados de modo a conseguir criar a sua conta.

4.2. É possível alterar os meus dados pessoais?

Sim, sempre que tiver necessidade de alterar algum dado relativo á sua conta, deverá aceder ao menu da sua conta pessoal e selecionar a opção “Informação de Conta”. Poderá ai fazer a alteração dos seus dados desatualizados.

4.3. Os meus dados pessoais estão guardados com a devida segurança e privacidade?

Sim. Prometemos a segurança e privacidade dos seus dados de acordo com a legislação em vigor. Para mais informações, sugerimos que consulte a nossa Política de Privacidade aqui.

4.4. Não consigo aceder à minha conta. O que faço?

Na página de Login de Cliente, clique em “Esqueci-me da palavra-passe” e siga os passos que aparecem no ecrã. Caso o seu problema persista, entre em contato com a nossa Linha de Apoio.

4.5. Posso apagar a minha conta?

Sim, poderá apagar a sua conta. Se pretender apagar a sua conta de usuário, basta ir ao menu da sua conta pessoal e escolher a opção "Desativar a Minha Conta".

A conta e dados irão ser totalmente removidos do nosso sistema. Quando o processo estiver concluindo receberá uma última notificação com a confirmação. A partir deste momento e até o processo estar totalmente concluído não será possível voltar a entrar e/ou registar-se no N9V com este email.

Caso precise de aceder a alguma informação da sua conta deve contactar o Apoio ao Cliente antes que a informação seja removida.


5- Encomendas e distribuição
5.1. A minha localização é abrangida pelo vosso serviço?

Se é residente nos Açores temos uma ótima notícia para si! Com o N9V a distância entre as ilhas de Santa Maria e Corvo fica reduzida a um clique! O N9V faz entregas de ponta a ponta do Arquipélago, consoante a disponibilidade de envio dos vários lojistas.

5.2.  Como tenho a certeza que receberam o meu pedido de encomenda?

Sempre que fizer uma encomenda deverá verificar a sua caixa de correio eletrónico e confirmar que recebeu o email de confirmação de encomenda que lhe enviamos.

Poderá também verificar toda a informação sobre a sua encomenda no seu histórico de encomendas no site.

5.3. Quanto tempo demora o envio?

O tempo de entrega depende do serviço de entrega que escolher, do lojista e da tipologia dos artigos. É nosso compromisso que a sua encomenda seja entregue no horário por si selecionado. No caso de ocorrer algum imprevisto entraremos em contato consigo o mais depressa possível.

5.4. Posso agendar a entrega da minha encomenda?

Sim, poderá agendar o seu período preferencial para receber/recolher a sua encomenda. Ao finalizar a sua encomenda encontrará uma tabela com os horários disponíveis para a sua encomenda ser entregue. Poderá inclusive escolher diferentes horários para diferentes artigos da mesma encomenda, tal como diferentes meios de receção/recolha.

5.5. Todos os artigos da minha encomenda vão ser entregues na mesma altura?

Falta esta informação

5.6. Posso fazer alterações a uma encomenda que já foi efetuada?

Deve entrar em contato com a Linha de Apoio, indicar o número da encomenda e expor o pretendido para analisarmos o pedido.

5.7. Posso cancelar a minha encomenda?

Deve entrar em contato com a Linha de Apoio, indicar o número da encomenda e expor o pretendido.

5.8. O que faço se a encomenda estiver atrasada?

Deve entrar em contato com a Linha de Apoio, indicar o número da encomenda e expor o pretendido.

5.9. O que acontece se não estiver em casa para rececionar a encomenda?

Entraremos em contato consigo, ligando para o contato telefónico que indicou. Caso não seja possível contatá-lo, a sua encomenda será cancelada. Para combinar uma nova data para a entrega da sua encomenda, por favor, contate a Linha de Apoio.

5.10. Enganei-me na morada de entrega. E agora?

Deve entrar em contato com a Linha de Apoio logo que possível, que dará o apoio necessário.

5.11. O que fazer se receber uma embalagem ou artigos danificados?

Na eventualidade da embalagem de envio se encontrar danificada deve conferir o seu conteúdo no momento da entrega e apresentar de imediato a reclamação ao transportador, contactando de seguida a nossa linha de Apoio ao Cliente.

Deve também contactar o nosso Apoio ao Cliente caso tenha recebido uma embalagem em boas condições, mas com artigos danificados no seu interior.

6- Pagamentos e Faturação
6.1. Como É seguro pagar online?

O N9V oferece-lhe máxima segurança para que possa efetuar as suas compras a partir de qualquer lugar. A proteção dos dados dos nossos clientes é a nossa prioridade. Pode consultar a nossa política de privacidade de dados aqui.

6.2. Como posso associar cupões de desconto à minha compra?

Os métodos de pagamento disponíveis dependerão dos métodos de pagamento disponibilizados pelos lojistas dos artigos que tem no seu carrinho. O N9V tem como base os seguintes métodos de pagamento

  • Com cartão de crédito ou débito, VISA ou Mastercard - para mais detalhes clique aqui (ponto 3)
  • Referência Multibanco - para mais detalhes clique aqui (ponto 4)
  • Aplicação MB Way - para mais detalhes clique aqui (ponto 5)
  • [Depende da disponibilidade do lojista] - para mais detalhes clique aqui (ponto 6)
  • Utilização de Voucher/Cupão - para mais detalhes clique aqui (ponto 7)
  • Utilização de Saldo da Carteira N9V - para mais detalhes clique aqui (ponto 8)
  • No caso de ter vários lojistas no seu carrinho, os meios de pagamentos disponíveis serão os comuns entre eles.

    6.3. Como efetuo o pagamento com cartão?

    Digite o número do seu cartão, a data de validade e o código de segurança, situado no verso do cartão.

    Como pagar com cartão de crédito ou débito:

  • Selecione esta forma de pagamento na página “Pagamento”.
  • Digite o número do seu cartão, a data de validade e o código de segurança, situado no verso do cartão.
  • Clique em “confirmo a minha encomenda”
  • Confirme o código de 3D Secure
  • Dentro de segundos, terá a confirmação se o pagamento foi aceite.
  • Note que se pagar uma encomenda com cartão, o valor ficará cativo no cartão, mas apenas será cobrado quando o vendedor confirmar que tem stock disponível. Se o produto não tiver stock o valor nunca lhe será cobrado.

    6.4. Como efetuo o pagamento com Referência Multibanco?

    Para pagar com referência MB:

  • Depois de confirmar a sua encomenda, receberá um e-mail com as informações necessárias (entidade e referência) para prosseguir com o pagamento
  • Terá 24 horas para efetuar o pagamento
  • O pagamento pode ser efetuado numa caixa multibanco ou através portal online do seu banco na internet.
  • Note que se pagar com referência MB, o valor da encomenda será logo cobrado (ao contrário do que acontece com o cartão, em que o valor é inicialmente cativado do cartão). Nesse sentido, se o vendedor ficar com o artigo esgotado, prosseguirá com o reembolso total do valor.

    7- Como efetuo o pagamento com a Aplicação MB Way?
    7.1. Como funciona o pagamento no ato de entrega?

    O pagamento no ato da entrega é muito semelhante ao pagamento convencional de uma loja física. Ao receber a sua encomenda será lhe concedido um terminal de multibanco móvel para efetuar o seu pagamento. O valor total da encomenda poderá incluir valor da taxa de entrega e o valor dos sacos de plástico. É possível utilizar a tecnologia Contactless para compras até 50€. Também poderá pagar com MBWay no ato da entrega através de QR Code ou através da tecnologia NFC.

    7.2. Como funciona o pagamento com Voucher ou Cupão?

    Caso tenha na sua posse um Voucher ou Cupão N9V, poderá utilizá-lo como método de pagamento. Para isso deverá selecionar a opção “Voucher/Cupão” na janela de pagamentos e deverá indicar o código do seu Voucher ou Cupão N9V. Caso o valor da sua encomenda for superior ao valor do Voucher/Cupão, será descontado o valor do voucher do valor final da encomenda e deverá selecionar outro método de pagamento alternativo para saldar o restante valor da encomenda. Caso o valor da sua encomenda for inferior ao valor do Voucher/Cupão, será descontando o valor da encomenda do voucher, ficando o remanescente disponível para ser utilizado em uma encomenda futura. Relembramos que deverá ter sempre atenção à data de validade do seu Voucher ou Cupão.

    Nota: O N9V apenas aceita os Vouchers ou Cupões exclusivos do N9V, pelo que Vouchers ou Cupões de lojistas parceiros não serão validos numa encomenda efetuada no N9V.

    8- Como funciona o Saldo da carteira N9V?
    8.1. Como associo o meu número de contribuinte?

    Pode facultar o número de contribuinte ao fazer o seu registo de usuário. Poderá também alterar o número de contribuinte através das definições do seu perfil e/ou ao finalizar a encomenda no site (Check-Out).

    8.2. Verifiquei que o NIF na minha fatura estava incorreto, como posso proceder?

    Se pretender alterar informações da fatura ou emitir uma segunda via devera entrar em contacto com a nossa linha de apoio via chamada telefonia para *296 296 296*, via *JivoChat* ou via correio eletrónico em geral@n9v.pt

    9- Pós-Entrega, Devoluções e Reembolsos
    9.1. Posso fazer a devolução de um produto?

    Poderá devolver qualquer produto dentro do prazo de 14 dias a contar da data de receção da encomenda. O Artigo deverá contar com os seguintes requisitos:

    O artigo deve estar completo, com todos os seus componentes e acessórios, manual de instruções (se aplicável) e embalagens originais em bom estado. O artigo não poderá apresentar sinais e marcas de uso.

    Em situações como as seguintes, não será aceite a devolução do artigo:

  • Se tiver tirado etiquetas, aberto uma embalagem selada, danificado o artigo ou não tiver a caixa original do artigo;
  • Se os bens adquiridos tiverem sido confecionados de acordo com especificações do consumidor ou personalizados;
  • Se os bens forem suscetíveis de se deteriorar (ex: flores) ou de ficarem rapidamente fora de prazo;
  • Se forem gravações áudio, vídeo ou programas informáticos selados, aos quais tenha retirado o selo de garantia de inviolabilidade após a entrega;
  • Se for um jornal, periódico ou revista, com exceção dos contratos de assinatura para o envio dessas publicações;
  • Se forem conteúdos digitais (não fornecidos em suporte material);
  • Os produtos comprados no N9V devem ser devolvidos diretamente à loja onde comprou o produto e não ao N9V. Cada loja pode ter condições mais específicas de devolução e garantias para um ou mais produtos que acrescentam ou sobrepõe as condições gerais de devolução e garantias do N9V.

    Poderá sempre que necessitar pedir apoio junto da nossa equipa. Contacte-nos através da nossa Linha de Apoio ao Cliente através do número *296 296 296*, *JivoChat* ou via correio eletrónico geral@n9v.pt

    9.2. Como funcionam as substituições e devoluções de produtos?

    Sempre que encontrar um artigo com defeito pode efetuar a devolução no ato de entrega da encomenda, sendo que o valor devido ser-lhe-á restituído posteriormente caso já tenha realizado o pagamento.

    Deve expor a situação por email (geral@n9v.pt) ou telefone para a Linha de Apoio (*296 296 296*). Se está dentro das condições estabelecidas na Política de Satisfação e Devolução do site, o artigo será recolhido numa data a acordar e ser-lhe-á restituído o valor caso já tenha realizado o pagamento. Deve apresentar o mesmo cartão que utilizou para o pagamento.

    9.3. O que faço se identificar uma divergência entre o preço da encomenda e o preço do talão de compra?

    Garantimos o preço unitário do artigo referido na encomenda, ou no talão, quando este for inferior agradecemos que exponha o sucedido por email (geral@n9v.pt) ou ligando para a Linha de Apoio (*296 296 296*) de forma a agilizarmos a resolução do problema.

    Contudo, relembramos que o custo total da encomenda, apresentado na confirmação da encomenda, é um valor estimado, uma vez que poderão existir variações de pesos médios dos produtos frescos, diferenças de preços em produtos substitutos ou eventualmente produtos indisponíveis.

    Só na entrega da sua encomenda, com a entrega da fatura lhe será apresentado o valor final.

    Pagará sempre os preços que visualizou no site, que correspondem aos preços do dia, mesmo que os preços alterem no dia em que fazemos as suas compras.

    9.4. Em caso de devolução for, serei reembolsado pelas despesas de envio?

    Ao verificarmos que a sua devolução é válida daremos seguimento ao processo de reembolso pelo valor total que pagou, incluindo as despesas de envio.

    9.5. Tenho que pagar pelo envio da devolução de um artigo?

    Não, o N9V assume o custo de devolução do artigo

    9.6. Quanto tempo demora para receber o valor de uma devolução?

    Após o processo de devolução ser devidamente avaliado, damos seguimento ao pagamento do reembolso. O valor do reembolso estará disponível na sua conta mediante as seguintes condições:

  • No próximo dia útil, no caso de ter pago a encomenda com cartão de crédito
  • Até 7 dias úteis, no caso de ter pago a encomenda por referência de multibanco e de o reembolsarmos através de transferência bancária;
  • 9.7. Caso a minha devolução não seja aceite, como devo proceder?

    Caso a sua devolução não seja aceite pelo lojista do artigo em questão, entre em contacto connosco através da nossa linha de apoio via chamada telefonia para *296 296 296*, via *JivoChat* ou via correio eletrónico em geral@n9v.pt . Os nossos colaboradores irão lhe ajudar a encontrar uma solução.

    9.8. Posso efetuar a troca de um artigo?

    Sim se o artigo não tiver as condições/carateristicas indicadas e estiver dentro do prazo de troca.

    10- Serviços Personalizados
    10.1. Como posso contactar o N9V?

    Pode entrar em contacto connosco sempre que quiser! Entre em contacto connosco através da nossa linha de apoio via chamada telefonia para *296 296 296*, via *JivoChat* ou via correio eletrónico em geral@n9v.pt. Pode também entrar em contacto connosco enviando uma mensagem para as nossas redes sociais *Facebook* e *Instagram*.

    10.2. O N9V tem aplicação móvel?

    O N9V não tem aplicação móvel, mas não se preocupe! O N9V está otimizado para que possa aceder através de um browser a partir do seu dispositivo móvel sem perder as funcionalidades que apresenta na sua versão Web. Aqui ensinamos-lhe a adicionar o N9V aos marcadores do browser do seu dispositivo móvel para que o seu acesso ao N9V seja mais rápido e intuitivo. Siga os seguintes passos consoante o sistema operativo do seu dispositivo móvel.

  • Versão iOS:
  • Passos

  • Versão Android:
  • Passos


    Caso tenha alguma dúvida adicional poderá contactar contatar a nossa linha de apoio via chamada telefonia para *296 296 296*, via *JivoChat*, ou via correio eletrónico em geral@n9v.pt.

    10.3. Posso falar diretamente com o vendedor?

    Para qualquer dúvida ou questão deverá contactar connosco através da nossa linha de apoio via chamada telefonia para *296 296 296*, via *JivoChat* ou via correio eletrónico em geral@n9v.pt.

    10.4. Como posso avaliar um produto, vendedor, entrega ou experiência de compra?

    Falta esta informação

    10.5. Como posso dar uma sugestão ao N9V?

    Falta esta informação

    10.6. Posso fazer uma encomenda para oferecer como presente?

    No N9V é possível oferecer um ou mais artigos à distancia de um clique. Para isto basta selecionar a opção “Isto é para oferecer” na fase do CheckOut da sua encomenda. Poderá inclusive selecionar quais dos artigos da sua encomenda pretende oferecer. Seguidamente terá de facultar-nos com os dados necessários para podermos dar seguimento á preparação e envio dos artigos destinados á oferta.

    10.7. Posso fazer uma encomenda para oferecer como presente?

    No N9V é possível oferecer um ou mais artigos à distancia de um clique. Para isto basta selecionar a opção “Isto é para oferecer” na fase do CheckOut da sua encomenda. Poderá inclusive selecionar quais dos artigos da sua encomenda pretende oferecer. Seguidamente terá de facultar-nos com os dados necessários para podermos dar seguimento á preparação e envio dos artigos destinados á oferta.

    10.8. Por que motivo o site está indisponível/lento?

    Esforçamo-nos sempre para garantir que o site esteja em pleno funcionamento e para que possa fazer as suas compras. Ocasionalmente, o site poderá ficar indisponível para manutenção, com o objetivo de melhorar a sua experiência.

    10.9. Como me posso manter informado sobre novidades no “N9V”?

    Para se manter a par de todas as novidades, promoções e artigos mais procurados, pode-se subscrever para receber a nossa newsletter.

    Para saber todas as nossas novidades deve ir à página inicial do “N9V” e na parte inferior da página deverá encontrar a seguinte opção:

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