Salada de Verão - Vegan

Autor: Gualter Rainha - Cozinha de Sentidos

Categoria: Refeição

Dificuldade: Fácil

Porção p/: 3 pessoas


O verão é a minha época do ano preferida, não só pelos dias mais longos e ensolarados, mas também porque é no verão que encontro as frutas que mais gosto, as frutas com caroço, como as nectarinas, cerejas, pêssegos, ameixas e damascos. Quando maduras, são sumarentas doces ou ligeiramente ácidas, e são uma verdadeira paleta de cores, de vários tamanhos, cores, aromas e sabores.

A receita que partilho é bastante conjuga frutas de verão com alguns legumes, com um cremoso patê de caju e tofu, servidos com algumas bolachinhas ou tostas de trigo extrafinas.

É uma receita bastante agradável pelos seus aromas, cores, sabores e texturas.

Para opções sem glúten, apenas tem de servir com torradas, bolachinhas ou pão, sem glúten.

Para mim é o lanche ou refeição leve ideal para miúdos e graúdos, numa explanada em casa.

As frutas e os legumes deverão ser servidos frios do frigorifico, e o patê pode também ser servido frio ou à temperatura ambiente.

Espero que goste da receita, e que a experimente.

A receita é muito fácil de preparar, com ou sem glúten.

Ingredientes para o patê

Ingredientes para o patê

Modo de Preparação

1- Comece por demolhar os cajus pelo menos 6 horas. Posto isso escorra o caju e passe-o por água.

2- Transfira o tofu, os cajus demolhados, a mostarda dijon, o sumo de limão, o azeite, o alho descascado, a pimenta preta, os cominhos e o sal para o interior de um robô de cozinha, ou para o copo de uma varinha mágica, e triture bem até obter um patê cremoso. Se necessário tempere com um pouco mais de sal.

3- Transfira o patê para o centro de um prato de servir, faça uma covinha ao meio do patê e regue-o com um pouco de azeite, e decore com sementes de sésamo tostadas, e se gostar tempere com um pouco de paprika fumada

Nota: para tostar as sementes de sésamo basta ter uma frigideira bem quente, adicionar as sementes do seu interior e ir mexendo por 3 a 5 minutos, até começar a sentir um aroma a tostado ou as sementes começarem a rebentar.

4- Lave bem as frutas e os legumes, remova os caroços, e corte conforme recomendado na descrição dos ingredientes. Sugiro que os sirva bem fresquinhos acabados de sair do frigorifico.

5- Decore o seu prato conforme vê na imagem, e disfrute desta refeição ligeira ou petisco.

Desejo-lhe um verão excelente!


Autor: Gualter Rainha

Visite o blog Cozinha de Sentidos

Instagram - Facebook

Compre aqui os produtos para esta Receita


Veja também