Observar um filho a crescer, fisicamente e em conhecimento, é uma das maiores maravilhas a que os pais podem assistir.

Este guia vai ajudá-lo a acompanhar este mesmo crescimento, para verificar se o seu rebento está a crescer de forma harmoniosa, em peso, comprimento e perímetro cefálico. Vai ainda conseguir perceber se o seu desenvolvimento motor, visual, auditivo, da linguagem e do comportamento se está a processar de acordo com a média habitual para cada fase. Assim como testemunhar se o seu crescimento dentário se encontra dentro da média ou se os seus hábitos de sono são os mais adequados.

Para que ele cresça forte e saudável, encontra aqui diversas sugestões para uma alimentação saudável e informações sobre vacinação, desde as vacinas que são obrigatórias às opcionais. Por fim, mas não menos importante, vai ter acesso a dicas sobre segurança infantil, de forma a conseguir evitar alguns acidentes, tão frequentes nestas idades.

 

Dentes

Ainda não são visíveis dentes nesta idade.

 

Motricidade grosseira

  • O bebé parece confortável. Tem os braços e as pernas fletidos e simétricos.
  • Os movimentos são pouco controlados com exceção dos olhos, da cabeça quando está deitado e da sucção.
  • As mãos estão quase sempre fechadas. Agarra de forma involuntária o que lhe for colocado na palma da mão.
  • Pode mostrar um sorriso involuntário.

Sinais de Alarme:

  • Bebé demasiado rígido, demasiado "mole" ou demasiado "irritável".
  • Posturas assimétricas.

 

Audição e Linguagem

  • Reage quando ouve sons.
  • Todos os bebés devem fazer o rastreio da audição nas primeiras semanas de vida, de preferência ainda na maternidade.

Sinais de Alarme:

  • Não reage aos sons.
  • Não passa no rastreio auditivo.

 

Comportamento, autonomia e socialização

O bebé alterna entre diferentes estados: a dormir, sonolento, acordado, vígil e ativo, irritado ou a chorar.

Sinais de alarme:

  • O bebé permanentemente irritado ou a chorar.

 

O sono do bebé

  • Total de horas de sono por dia (em média): 16,5h
  • Média de horas à noite: 9h 
  • Média de horas durante o dia: 7,5h

 

Alimentação

O leite materno é o melhor alimento para o bebé. As recomendações são que o bebé deve ser alimentado, se possível, apenas com leite materno até aos seis meses de idade. Nos primeiros tempos de vida, o horário da amamentação deve ser livre até o bebé adquirir um ritmo próprio. Habitualmente situa-se entre as 3 e as 4 horas de intervalo entre as refeições. Em alguns casos pode ser necessário alimentar o bebé com um leite artificial, como complemento ou em alternativa ao leite materno. Esta decisão não deve ser tomada sem primeiro conversar com o pediatra que segue a criança.

 

Vacina contra a hepatite B (VHB) - 1ª dose

Reações adversas:

Em 5% dos bebés pode aparecer dor, rubor e uma tumefação ligeira no local da injeção. Em 1% a 6% dos bebés pode surgir febre durante um ou dois dias.


Vacinas Opcionais

A decisão da sua administração deve ser discutida com o Pediatra que segue a criança.

Vacina contra a tuberculose (BCG) - 1ª dose

A vacina contra a tuberculose (BCG) é recomendada apenas em grupos de risco desde 2017.

Reações adversas:

Na maioria das crianças aparece um pequeno nódulo vermelho no local da injeção que pode transformar-se numa pequena vesícula. Entre 2 a 4 semanas a vesícula transforma-se numa úlcera que cicatriza ao fim de 2-5 meses.
Em algumas crianças podem aparecer também pequenos gânglios no pescoço ou axila.

 

Cuidados a ter em casa

  • berço deve ser sólido e sem arestas que possam magoar o bebé. A criança deve ser deitada de costas ou de lado, nunca de barriga para baixo. Não coloque no berço almofadas ou brinquedos.
  • O móvel para mudar a fralda deve ser estável. Antes de mudar a fralda certifique-se de que tem à mão tudo o que precisa. Não deixe o bebé sozinho nem por um instante e tenha sempre uma mão sobre a criança enquanto muda a fralda.
  • Antes de começar a dar banho, verifique a temperatura da água. Coloque na banheira um tapete anti-derrapante e nunca deixe o bebé sozinho na banheira mesmo que a quantidade de água seja muito pequena.
  • Se aquecer um biberão no microondas, verifique sempre a temperatura do leite antes de o dar ao bebé. O biberão pode estar morno e o leite a ferver.
  • Os brinquedos devem ser adaptados à idade da criança. Escolha sempre brinquedos leves e laváveis, sem arestas e sem peças pequenas ou que se possam partir. Se algum brinquedo tiver pilhas certifique-se que o seu compartimento está bem fechado e inacessível à criança.

 

Cuidados com o bebé no carro

O seu bebé deve ser transportado no carro utilizando um sistema de retenção do grupo 0 ou 0+ ("cadeirinhas" ou "ovos"). Estas cadeirinhas devem ser colocadas voltadas para trás, utilizando um cinto com três pontos de fixação. Não podem ser instaladas num lugar onde exista um airbag ativo. Nunca utilize uma alcofa para o transporte do bebé pois esta não confere segurança suficiente em caso de acidente.


TAMBÉM VAI GOSTAR