Jogos educativos e didáticos para crianças

Os jogos educativos e didáticos são uma ótima forma de estimular o desenvolvimento de várias competências e habilidades dos mais pequenos. Assim, de uma forma divertida e em tom de brincadeira, as crianças aprendem coisas novas que serão úteis ao longo do seu crescimento.

Descubra os 5 jogos educativos e didáticos que mais fazem sucesso junto dos miúdos e que pode oferecer já neste Natal.

Jogos educativos e didáticos para cada idade

Para estimular a criatividade, para desenvolver capacidades sociais ou para aprenderem a expressar-se. No Continente encontra uma vasta seleção de jogos educativos e didáticos para todas as idades. Veja algumas sugestões.

Jogos didáticos 2-5 anos, para descobrir o corpo humano

Deixe os mais pequenos descobrirem os sentidos e as diferentes partes do corpo humano através de jogos educativos como Touch Junior: O Corpo Humano, o Montessori: Corpo Humano ou de Puzzles como este. De uma forma mais interativa ficam a saber mais sobre a anatomia do seu corpo, por dentro e por fora.

Para aprender os números, as cores e formas

Os jogos podem ser o primeiro passo para entrar no mundo dos números, das cores e das formas de uma forma lúdica e divertida.

Puzzles educativos como Os Números ou do Mickey ajudam as crianças a ter o primeiro contacto com os números e facilitam a compreensão para relacionar números e conjuntos de objetos.

O Mickey também pode ser um ótimo ajudante para apresentar as cores e as formas aos mais pequenos. Assim como os jogos educativos Cores e Formas da marca Olivo ou Aprende Formas e Cores da Clementoni que promovem o reconhecimento e identificação das primeiras cores e silhuetas.

Para treinar a sua destreza

Estes jogos didáticos podem ser boas opções a ter em conta para ajudar os miúdos a treinar a rapidez, destreza e reflexos.

O Tragabolas da Hasbro Gaming obriga a que as crianças sejam rápidas a levar até à boca dos hipopótamos comilões o maior número de bolas possível. Já o jogo dos Macacos Acrobatas puxa pela perícia e destreza dos pequenos. Basta uma má jogada para que os macacos caiam da árvore… e é o fim da macacada!

Jogos didáticos 6-8 anos, para desafiar a mente

A partir dos 6 anos, as crianças já são capazes de dar resposta a desafios mentais mais complexos.

O cubo mágico, por exemplo, é ótimo para trabalhar a capacidade visual e espacial, a atenção, a concentração, a paciência, a agilidade e o desenvolvimento da memória. Além disso, é um jogo que toda a família pode desfrutar.

Para explorar Portugal

Alguns jogos educativos permitem viajar pelos diferentes cantos do país sem sair de casa e saber mais sobre a História de Portugal. Personagens, história, cultura, monumentos e outros segredos que o nosso país guarda podem ser descobertos pelos mais novos através de jogos como O Grande Jogo Quiz - História de Portugal, Lectron Portugal, Conhece Portugal e À Descoberta de Portugal.

Para explorar novos idiomas

Esta idade é ótima para introduzir novos idiomas, devido à capacidade de fácil memorização e adaptação que as crianças possuem. E os jogos didáticos podem ser o primeiro passo para ensinar uma nova língua.

Para ensinar as primeiras palavras em inglês aí em casa, os jogos Aprende Inglês da Clementoni ou o Conector Aprendo Inglês são boas opções a ter em conta.

Jogos didáticos +9 anos, para pequenos cientistas

A ciência é muito mais divertida do que se pensa. E este Kit Mistério de Química vai ajudar os pequenos cientistas aí de casa a aguçar as suas mentes e a introduzi-las aos princípios da química. Tudo isto com muita brincadeira e diversão à mistura.

Para deixar a criatividade fluir

Os pequenos tiktokers ou youtubers são agora desafiados para porem a sua criatividade à prova com o Jogo de Cartas - Video Challenge. Para isso, as crianças têm de rodar a roleta e completar os mais de 100 desafios sugeridos. Desafios esses que implicam criar vídeos que podem ser partilhados com os amigos nas redes sociais.

Os jogos educativos mais divertidos estão no N9V

No N9V encontra todo um mundo de brinquedos e jogos para as crianças.


PRODUTOS RELACIONADOS


TAMBÉM VAI GOSTAR