Dicas para melhorar o sono do bebé

O bebé não quer dormir, procura dicas para adormecer o bebé ou para melhorar o sono do bebé? Veja as nossas sugestões para boas noites de sono.

A importância do sono do bebé

O que acontece com muitos pais é que só após o nascimento é que compreendem a verdadeira importância do sono do bebé. Por isso, quando o bebé ainda é pequenino e não dorme bem, culpam-se ou culpam as cólicas, o aparecimento dos dentes, a introdução alimentar, etc.

Mas e quando todas estas fases passam e o bebé continua a não dormir bem? Por vezes, o sono do bebé não melhora e não dorme uma noite completa durante meses ou até anos. Por isso é que é tão importante para os pais prepararem-se desde cedo para poderem ajudar o bebé a dormir bem.

O que causa a falta de sono no bebé?

A falta de sono do bebé não representa apenas a falta de descanso. Para uma criança pequena, não dormir pode influenciar o seu correto desenvolvimento, a sua tolerância à frustração, à sua autorregulação e concentração. Além disso, quando a criança não dorme bem, existe um maior risco de obesidade infantil e um sistema imunitário mais frágil.

Também os pais sofrem com a falta de sono do bebé: afeta a saúde, a memória, a relação do casal, o desempenho profissional e a harmonia da casa no geral.

4 dicas para melhorar o sono do bebé

1. Rotina de sono

As rotinas são muito importantes para as crianças porque, no meio de tantos estímulos e novidades, conferem-lhes uma sensação de segurança por sabem o que vai acontecer a seguir.

Criar uma rotina de sono está, então, no topo da lista de dicas para adormecer o bebé e para ajudar o bebé a dormir.

No vídeo seguinte o Continente e a Terapeuta de Sono Infantil, Filipa Fernandes, partilham algumas dicas para criar e para tornar esta rotina de sono divertida e relaxante.

2. Hora de deitar

A melatonina é a hormona responsável por nos dizer que está na hora de descansar e que se liberta quando o Sol se põe. Se aproveitar este momento do dia, adormecer o bebé torna-se mais fácil, mesmo quando o bebé não quer dormir.

O horário ideal para deitar o bebé ronda as 20h e as 21h. No entanto, deve adaptar este horário à sua rotina pessoal e de trabalho. Descubra ainda qual a melhor posição para o bebé dormir: horizontal ou vertical?

3. Autonomia

A autonomia não significa deixar um bebé adormecer sozinho num quarto fechado, no escuro, a chorar. Aqui o objetivo é que os bebés aprendam a adormecer de forma autónoma. O papel dos pais deve ser apenas de acalmar e tranquilizar as crianças para que consigam adormecer sozinhos.

Se os bebés conseguirem adormecer sozinhos no seu espaço, sem grandes embalos e ajudas, sem biberões, etc., a tendência é para que, durante a noite, em micro despertares que vão fazendo, sejam capazes de voltar a adormecer de forma autónoma.

4. Horas de sono do bebé

Por fim, deve garantir que o bebé dorme as horas de sono recomendadas para a sua idade. As recomendações são as seguintes:

 

  • Recém-nascidos: 16 a 20 horas por dia;
  • Bebés entre 1 e 3 meses: 16 a 18 horas por dia;
  • Bebés entre os 4 e os 12 meses: 12 a 16 horas por dia;
  • Crianças entre 1 e 2 anos: 11 a 14 horas por dia;
  • Crianças dos 3 aos 5 anos: 10 a 13 horas por dia;
  • Crianças dos 6 aos 12 anos: 9 a 12 horas por dia:
  • Adolescentes dos 13 aos 18 anos: 8 a 10 horas por dia.

O sono das crianças tem influência na saúde física e mental dos pais, por isso, ponha em prática as nossas dicas e sempre que sentir necessidade, não espere muito tempo para pedir ajuda


TAMBÉM VAI GOSTAR