Decorar quarto de bebé: ideias simples para se inspirar

Decorar um quarto de bebé pode ser um desafio, sobretudo se pensarmos que é neste ambiente que a criança passará os primeiros meses de vida. Por isso, deve ser planeado a pensar no bem-estar, conforto e funcionalidade. Descubra algumas ideias simples para fazer da decoração do quarto do bebé um ato de amor.

6 dicas de decoração de quarto de bebé

Não precisa de ser especialista em decoração de interiores para criar um espaço perfeito para o seu bebé. Com algumas ideias simples e práticas, é possível obter um ambiente seguro, acolhedor e propício para o desenvolvimento do recém-nascido.

1. Mantenha a decoração de quarto de bebé simples, mas aconchegante

A primeira questão a colocar é decidir a divisão que será convertida em quarto de bebé. A organização e ideias de decoração em muito dependerão do layout e do tamanho da divisão. Só depois é que deverá considerar o estilo e a funcionalidade.

2. Escolha as cores para o quarto do bebé em função da energia que transmitem

Se a cores influenciam o dia a dia dos adultos, mais ainda o dos bebés. O primeiro passo é escolher uma cor predominante e, de seguida, as cores secundárias.

As cores pastéis são das mais utilizadas na decoração do quarto de bebé, pelo seu efeito tranquilizante. Por outro lado, as cores mais intensas não são muito comuns, porque podem gerar estimulação excessiva, irritação e desconforto. Poderá obter um ponto de equilíbrio pintando a parede da área de brincar com uma cor mais intensa, e a parede perto da cama com um tom calmante. Em alternativa, poderá pintar todo o quarto com uma cor pastel e decorar com brinquedos de cor mais viva.

Se quiser afastar-se das cores mais comuns, existe uma ampla gama de outros tons adequados para o quarto do bebé. Por exemplo, cor de laranja, cinzento, amarelo, branco ou verde permitem combinações interessantes e um ambiente aconchegante.

3. Escolha móveis evolutivos para promover a organização do quarto bebé

De acordo com o espaço disponível, planeie a localização dos móveis mais importantes, de forma que garantam maior funcionalidade e aproveitamento do espaço disponível, mantendo um generoso espaço de circulação.

Prefira os berços mais versáteis, que acompanhem o crescimento do bebé. Desta forma, não fica a braços com um berço inutilizado nos anos seguintes. Existem também móveis evolutivos que vão ainda mais longe e que se convertem numa cama de adolescente, cómoda e secretária. Por fim, equipe o berço com lençóis e edredons confortáveis para aconchegar o descanso do bebé.

4. Considere um local para amamentação

A poltrona de amamentação deve ser bem escolhida, porque é onde a mãe vai passar grande parte do seu tempo. É importante que seja confortável e ergonómica, para apoiar um dos momentos mais especiais da relação entre ambos. Pode optar por uma poltrona, cadeira de baloiço, ou um sofá que ofereça tranquilidade e aconchego durante a amamentação.

5. Defina o espaço para mudar fraldas e banho

Torne os momentos da troca de fraldas e do banho mais cómodos com móveis que reúnam estas duas funções. Uma banheira muda fraldas torna a missão mais fácil, mantendo todos os produtos essenciais à mão, graças às práticas e acessíveis gavetas e prateleiras. É também uma forma de poupar espaço na divisão, obtendo assim uma maior área de circulação.

6. Pense na arrumação do quarto de bebé

As cómodas fazem parte de qualquer quarto de bebé, fundamentais para guardar as roupas e outros itens de forma organizada e segura. Escolha uma cómoda funcional e prática, com gavetas e prateleiras internas, que sirva também de apoio para outros objetos que sejam necessários.


TAMBÉM VAI GOSTAR