Brinquedos para bebés e crianças

Escolher brinquedos para crianças ou para bebés pode ser um processo complicado, especialmente quando queremos ser certeiros no interesse da criança ou escolher a opção ideal para a sua idade e fase de desenvolvimento. Descubra como escolher os melhores brinquedos para bebés e crianças, com estas dicas.

Como escolher brinquedos para bebés e crianças

As crianças adoram explorar o mundo que os rodeia e essa curiosidade é essencial para o seu desenvolvimento. Os brinquedos são uma forma de promover esta descoberta e ajudá-los a crescer de forma mais saudável e divertida - desde que escolha os brinquedos certos, adequados à sua idade e à sua capacidade cognitiva.

Brinquedos para bebé dos 0-3 meses

Nos primeiros meses de vida, os brinquedos são fundamentais para ajudar os bebés a desenvolver os sentidos. Nesta fase tão precoce, os bebés vêm a preto e branco e apenas aquilo que está a curtas distâncias. No entanto, já conseguem reconhecer e seguir sons que despertem a sua atenção.

 

Na hora de escolher brinquedos para um bebé entre os 0 e os 3 meses, escolha os que estimulam estes sentidos, nomeadamente o campo visual e auditivo. Aqui ficam algumas sugestões:

  • Brinquedos móbiles ou suspensos para colocar no berço, na espreguiçadeira ou no ovo do bebé. Além de estimularem a visão, alguns modelos possuem sons que promovem a sua capacidade auditiva e que os mantêm entretidos por longos períodos. Também podem ser úteis para ajudar a adormecer.
  • Ginásios, parques, pórticos ou tapetes de atividades são boas sugestões de brinquedos para bebés de 0-3 meses. São práticos e seguros, divertidos e dão a conhecer novos sons e figuras.
  • Rocas sensoriais são outro tipo de brinquedos que estimulam a audição dos bebés e a capacidade de coordenação das mãos.

Brinquedos de bebé 4-6 meses

Entre os 4 e os 6 meses, o bebé já se encontra mais desperto, observador e ativo. Consegue fixar o olhar e reagir à aproximação, vira os olhos e a cabeça para os sons que ouve, sendo que mostra sinais de gostar de música. Além disso, agarra bem os objetos, muda-os de uma mão para a outra e tende a levá-los à boca.

Tendo em conta a sua idade e desenvolvimento, os melhores brinquedos para bebés de 4-6 meses são:

  • Instrumentos e brinquedos musicais para estimular a sua audição e dar resposta ao seu interesse por música e sons novos.
  • Mordedores, para oferecer a bebés que já agarram objetos e tendem a levá-los à boca.

Brinquedos para bebé 7-12 meses

A partir dos 6 meses e até ao primeiro ano de vida, os bebés dão um salto gigante no seu desenvolvimento e todos os dias aprendem coisas novas. Agarram e manuseiam bem os objetos, e adoram atirá-los ao chão para desafiar os mais velhos. Gatinham e dão os primeiros passos, gostam de se ver ao espelho, repetem sílabas, algumas palavras e até sons. Estes são os melhores brinquedos para estas idades:

  • Andadores (ou andarilhos) ajudam o bebé a dar os primeiros passos de forma autónoma.
  • Livros, mesas e cubos de atividades são uma espécie de “upgrade” dos tapetes de atividades, já que os bebés com esta idade tendem a não gostar de ficar deitados por muito tempo.
  • Livros, animais e outros brinquedos falantes, como o Coelhinho Rafa ou a Mana do Cãozinho são uma forma divertida e interativa de ensinar os bebés a dizer algumas palavras ou a imitar sons de animais, estimulando assim a linguagem e audição.
  • Blocos de construções são mais uma sugestão de brinquedos para promover a motricidade no seu primeiro ano de vida, além de estimular em termos visuais através das cores vivas.

Brinquedos de bebé dos 1 – 2 anos

Os 12 meses são a altura perfeita para começar a apresentar ao bebé os seus primeiros brinquedos bilingues. Nesta altura já são capazes de começar a aprender uma segunda língua.

A par disso, os brinquedos musicais, são também boas opções de brinquedos para oferecer nesta idade os carros de brincar, cubos e torres de empilhar, puzzles simples, peluches, bonecas e blocos de construções mais avançados.

As marcas LEGO e Playmobil têm uma gama de brinquedos e construções específicos para esta faixa etária – 1-2 anos. São compostas por conjuntos de brinquedos para tornar os banhos mais divertidos, conhecer algumas profissões, veículos e outros cenários da vida real que vão ajudar os bebés a explorar o mundo que os rodeia.

Brinquedos para crianças de 3-5 anos

Entre os 3 e os 5 anos de idade de uma criança, o ideal é oferecer brinquedos que promovam a educação, o exercício físico e a imaginação.

Os brinquedos de imitação são excelentes opções para estimular a criatividade das crianças e a sua autonomia, através da imitação e da imaginação de situações comuns do dia-a-dia. Ofereça uma casa de brincar, uma cozinha de Chef ou um supermercado para que os mais pequenos possam brincar ao “faz de conta”.

Os puzzles e livros de colorir ou de atividades são também boas opções para oferecer aos mais novos. Ajuda a trabalhar a sua criatividade, concentração e destreza enquanto pintam, fazem colagens, juntam peças e observam imagens.

Pode ainda oferecer os seus primeiros carros de brincar. Dentro da gama de brinquedos para crianças de 3 a 5 anos, a Hot Wheels tem uma vasta oferta de veículos avulsos, packs de veículos, packs para personalizar carros ou para repará-los, pistas de corrida, garagens e muito mais.


PRODUTOS RELACIONADOS


TAMBÉM VAI GOSTAR