

Origem dos Bolos Lêvedos
A sua origem está relacionada com a presença dos primeiros colonos desta localidade micaelense, constituindo – na altura – a sua base de alimentação. Nos dias de hoje é já uma referência que atraí a curiosidade dos milhares de turistas e apreciado igualmente pelos locais. Diz-se que visitar as Furnas e não provar os famosos bolos lêvedos será como ir a Roma e não ver o Papa.
Receita Bolo Lêvedo
Ingredientes
500g Farinha tipo 65 sem fermento;
125 g Açúcar
125 g Manteiga
15 g Fermento fresco de padeiro
200 ml Leite gordo morno
2 Ovos
1 colher de chá de Sal
Preparação da Massa
1 - Para iniciar a receita, irá começar por preparar a massa do bolo lêvedo, para tal coloque num recipiente a farinha, juntando-lhe no centro (faça um pequeno buraco no centro) o leite, os ovos, açúcar, manteiga e o fermento. Misture tudo – com uma colher de pau – até formar a massa.
2- Adicione agora o sal e misture tudo muito bem com as mãos. Retire a massa do recipiente e amasse-a muito bem. Após terminar forme uma bola e polvilhe com farinha e coloque num recipiente, onde deverá ficar em repouso a levedar. Deverá colocar num local tépido cerca de uma a duas horas (até dobrar o seu tamanho).
3- Depois de a massa estar devidamente levedada, forme pequenas bolas (do tamanho de uma laranja, por exemplo) e coloque-as sob um pano de cozinha polvilhado com farinha. Utilize toda a massa para formar as várias bolas deixado um pequeno espaço entre elas.
Polvilhe novamente todas as bolas de massa e coloque um pano por cima. Deverá agora esperar mais uma a duas horas para deixar levedar / dobrar o seu tamanho.
Confecção
1- Agora que a massa está finalmente nas condições ideais, vamos avançar para a confecção dos bolos lêvedos. O tradicional é confecionado em forno de lenha num recipiente de barro. Neste caso, nesta receita caseira, deverá utilizar uma frigideira.
2- Aqueça a frigideira em lume brando. Espalme as bolinhas de massa anteriormente feitas com a ajuda de um prato ou com a mão e coloque-a na frigideira.
3- Frite os bolos até obter uma cor dourada de ambos os lados. Dado o volume de massa, o lume deverá estar mesmo brando para não queimar o bolo lêvedo. Vire várias vezes se necessário.
4- Quando obter a cor e consistência desejada, retire-os para um cesto ou pano e cobra-os, enquanto termina a confecção dos restantes.