Origem dos Bolos Lêvedos

A sua origem está relacionada com a presença dos primeiros colonos desta localidade micaelense, constituindo – na altura – a sua base de alimentação. Nos dias de hoje é já uma referência que atraí a curiosidade dos milhares de turistas e apreciado igualmente pelos locais. Diz-se que visitar as Furnas e não provar os famosos bolos lêvedos será como ir a Roma e não ver o Papa.


Receita Bolo Lêvedo

Ingredientes

500g Farinha tipo 65 sem fermento;
125 g Açúcar
125 g Manteiga
15 g Fermento fresco de padeiro
200 ml Leite gordo morno
2 Ovos
1 colher de chá de Sal


Preparação da Massa

1 - Para iniciar a receita, irá começar por preparar a massa do bolo lêvedo, para tal coloque num recipiente a farinha, juntando-lhe no centro (faça um pequeno buraco no centro) o leite, os ovos, açúcar, manteiga e o fermento. Misture tudo – com uma colher de pau – até formar a massa.

2- Adicione agora o sal e misture tudo muito bem com as mãos. Retire a massa do recipiente e amasse-a muito bem. Após terminar forme uma bola e polvilhe com farinha e coloque num recipiente, onde deverá ficar em repouso a levedar. Deverá colocar num local tépido cerca de uma a duas horas (até dobrar o seu tamanho).

3- Depois de a massa estar devidamente levedada, forme pequenas bolas (do tamanho de uma laranja, por exemplo) e coloque-as sob um pano de cozinha polvilhado com farinha. Utilize toda a massa para formar as várias bolas deixado um pequeno espaço entre elas.
Polvilhe novamente todas as bolas de massa e coloque um pano por cima. Deverá agora esperar mais uma a duas horas para deixar levedar / dobrar o seu tamanho.

Confecção

1- Agora que a massa está finalmente nas condições ideais, vamos avançar para a confecção dos bolos lêvedos. O tradicional é confecionado em forno de lenha num recipiente de barro. Neste caso, nesta receita caseira, deverá utilizar uma frigideira.

2- Aqueça a frigideira em lume brando. Espalme as bolinhas de massa anteriormente feitas com a ajuda de um prato ou com a mão e coloque-a na frigideira.

3- Frite os bolos até obter uma cor dourada de ambos os lados. Dado o volume de massa, o lume deverá estar mesmo brando para não queimar o bolo lêvedo. Vire várias vezes se necessário.

4- Quando obter a cor e consistência desejada, retire-os para um cesto ou pano e cobra-os, enquanto termina a confecção dos restantes.


Veja também

  • Biscoitos de Orelha de Santa Maria
    Biscoitos de Orelha de Santa Maria
    Os Biscoitos de Orelha de Santa Maria são feitos manualmente, e requerem destreza do seu criador na hora de enrolar a massa sobre os dedos da mão esquerda e no corte das orelhas, para lhe proporcionar o formato triangular, original e característico, típico e exclusivo das doceiras da Ilha de Santa Maria.
    Continuar a ler
  • Malassadas
    Malassadas
    Comparados aos conhecidos sonhos, esta iguaria composta por massa fofa, com farinha, ovos e açúcar são simplesmente deliciosas e vale a pena experimentar.
    Continuar a ler
  • Fofas da Povoação
    Fofas da Povoação
    As Fofas da Povoação são um doce típico da Vila da Povoação, na Ilha de São Miguel. As Fofas da Povoação possuem uma massa muito parecida com as do éclair. Ver mais...
    Continuar a ler