Biscoitos de Orelha de Santa Maria

Para fazer os deliciosos Biscoitos de Orelha de Santa Maria você irá precisar dos seguintes ingredientes.

Ingredientes

3kg de farinha de trigo;
10 ovos;
500g de banha de porco;
1kg de açúcar;
250g de manteiga;
Fermento de pão de trigo


Preparação e Confecção

1 - De início, retire 2 ou 3 colheres do fermento utilizado na confecção do pão de trigo. De seguida, adicione um pouco de farinha e água morna, misture bem e deixe levedar. Recomenda-se fazer na véspera.

2- Assim que a mistura estiver levedada, coloque tudo junto: a farinha, os ovos, a banha, o açúcar e a manteiga, a fazer uma massa homogénea, de forma que se molde a massa em bolas, para então cobrir com um pano previamente polvilhado com farinha, a evitar que grudem.

3- Feito isso, quando as bolas já estiverem levedadas, é preciso sovar a massa até chegar ao ponto de ser trabalhada. Depois de sovada a massa, enrole em uma tira grande e corte em pequenos pedaços.

4- Cortados os pequenos pedaços, é a hora de começar o processo de elaboração dos Biscoitos de Orelha. Utilize os dedos para espalmar as tiras que devem ser feitas com os pedaços. Agora preste bastante atenção: faça quatro voltas com esta tira com os dois dedos da mão, sendo que ao final da quarta volta o biscoito deve ser retirado sem desenrolar, a ficar fechado com três bicos. São nestes três bicos que se cortam as orelhas.


Veja também

  • Malassadas
    Malassadas
    Comparados aos conhecidos sonhos, esta iguaria composta por massa fofa, com farinha, ovos e açúcar são simplesmente deliciosas e vale a pena experimentar.
    Continuar a ler
  • Bolos Lêvedos
    Bolos Lêvedos
    A sua origem está relacionada com a presença dos primeiros colonos desta localidade micaelense, constituindo – na altura – a sua base de alimentação.
    Continuar a ler
  • Fofas da Povoação
    Fofas da Povoação
    As Fofas da Povoação são um doce típico da Vila da Povoação, na Ilha de São Miguel. As Fofas da Povoação possuem uma massa muito parecida com as do éclair. Ver mais...
    Continuar a ler